Você sabia que ir à academia pode trazer benefícios não só para a sua saúde, mas também para o seu bolso? Isso porque um projeto de lei aprovado pela Comissão de Esporte (CEsp) do Senado permite que os gastos com atividades físicas sejam deduzidos do Imposto de Renda (IRPF) .
O projeto de lei, de autoria do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), prevê que as despesas com academias, centros de saúde física e outros estabelecimentos especializados na prática de atividades físicas, além de instrutores de educação física, possam ser abatidas da base de cálculo do IRPF até o limite anual de R$ 3.561,50 . A dedução se restringe a pagamentos efetuados pelo contribuinte relativos à atividade física própria e de seus dependentes, desde que comprovados com nota fiscal .
A proposta ainda determina que uma eventual variação negativa entre arrecadação e receita ocasionada pela aprovação da dedução poderá ser compensada por meio de recursos da Loteria Federal . O projeto segue agora para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) .
O relator da proposta, o senador Romário (PL-RJ), que é ex-atleta, defendeu a importância da prática rotineira de atividades físicas para a manutenção da saúde física e mental, aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo o risco de doenças . Ele citou dados da ONU e da OMS que mostram os benefícios do exercício para a prevenção de mortes precoces, doenças cardiovasculares, sobrepeso, estresse, ansiedade e depressão.
Segundo o senador, o projeto visa incentivar a população a adotar hábitos saudáveis e reduzir os gastos públicos com saúde. Ele também afirmou que a medida pode estimular o setor de atividades físicas, gerando emprego e renda .
E você, o que acha dessa proposta? Você costuma praticar atividades físicas regularmente? Você acha que essa dedução pode fazer diferença no seu orçamento? Deixe sua opinião nos comentários!